Home / Dicas / 10 motivos para aumentar a lucratividade do seu negócio utilizando o Facebook

10 motivos para aumentar a lucratividade do seu negócio utilizando o Facebook

Na era da informática, a publicidade online tem ganhado destaque dentre as outras formas de anunciar sua empresa. Não é que a publicidade através de jornais, revistas ou folders esteja obsoleta, mas um anúncio na internet tende a atingir um maior número de pessoas em um tempo muito menor. O Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, pode ser a sua chance de alcançar e conquistar clientes em potencial. Para entender essa lógica, pense nos milhares de internautas que utilizam a rede, e através dela poderão conhecer seus produtos ou serviços. Além disso, utilizar o Facebook para negócios tem suas vantagens. Elencamos nesse artigo 10 dicas para aumentar a lucratividade do seu negócio utilizando o facebook.

 

Como aumentar a lucratividade do seu negócio utilizando o Facebook

facebook para negócios

1 – Anuncie no segundo site mais acessado do Brasil

O Facebook é o segundo site mais acessado do Brasil (em 2011, por exemplo, Facebook foi o termo que mais apareceu nos mecanismos de busca). Segundo pesquisas, a cada 4 páginas visitadas, pelo menos uma está relacionada à redes sociais e o tempo médio que o brasileiro permanece nessas redes é de 24 minutos. Ou seja, estar no Facebook significa estar conectado a bilhões de pessoas. Ainda tem alguma dúvida de que pode aumentar o lucro da empresa tornando-a visível para tanta gente?

 

2 – Esteja conectado com o mundo

E não é só no Brasil: o Facebook representa a principal rede social também em outros países, como Canadá e EUA. Ter um perfil no Facebook significa muito mais do que estar ligado a um pequeno círculo de amigos: é estar aberto a conectar-se com o mundo! E assim funciona para sua empresa, pois é através do Facebook Ads que grandes empresas como Coca-Cola e Adidas, por exemplo, impulsionam a divulgação de sua marca. Você tem ideia da dimensão de anunciar sua empresa para o mundo?

 

3 – Permite Segmentação

Mas a essas alturas, você já deve estar se perguntando como, diante de tantos anúncios e tantas marcas consagradas, o seu cliente em potencial escolheria visitar justamente a sua página. Para isso, existe um mecanismo chamado segmentação, através do qual o seu anúncio aparecerá exatamente para o seu público-alvo. Se você souber claramente quem é o seu público-alvo, o Facebook direcionará a sua página para ele. E o melhor: em âmbito mundial. Isso porque os anúncios que aparecem na página de cada usuário estão de acordo com seus interesses e preferências.

 

4 – Fãs

Você tem ideia da importância de um fã de sua página no Facebook para a sua empresa? O fã da sua Fanpage difere dos demais usuários da rede, pois gostar da sua marca significa curtir cada novidade, indicá-la aos seus amigos e criar laços com ela. Eles também poderão tecer comentários, que ao serem visualizados por outros internautas, o tornarão conhecido para mais possíveis clientes. Por isso, fique ligado: dê atenção especial aos seus fãs, pois eles representam um elo entre você e o mercado.

 

5 – Geração de Contatos

Você pode incrementar sua newsletter (e-mail com conteúdo sobre a sua empresa – não promocional – que é enviado a uma lista de contatos) ou página de aterragem (a página para a qual o internauta é direcionado após clicar em seu anúncio). Você pode gerar campos de subscrição em sua página para que os interessados deixem seus contatos e possam assim receber as novidades da sua marca de forma mais direta e personalizada. E dessa forma você envia e-mails a reais interessados e não aleatoriamente a quem os enviará direto para a caixa de spam.

 

6 – Imagens e texto

Você já ouviu a máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras”? Embora pareça um velho ditado popular, faz todo o sentido quando falamos em publicidade online. A grande vantagem de anunciar nesse canal é que você não precisa ater-se somente textos: pode combiná-los com imagens que formarão um conjunto para atrair a atenção do público. Só tome cuidado com o excesso de informação ou cores chamativas demais, pois um anúncio muito poluído pode ter efeito reverso e causar desinteresse.

 

7 – Compartilhamento

Para ter uma empresa com mais visibilidade no mercado, nada como o compartilhamento em rede. O Facebook permite que usuários compartilhem publicações e anúncios, tornando-os visíveis para todos os contatos da sua lista de amigos. Dessa forma, você poderá conquistar novos clientes, através de seu próprio público já fidelizado. O usuário da rede sente-se feliz ao compartilhar um anúncio com seus amigos, pois é a melhor forma de dizer a eles o quanto se sentiu satisfeito com o produto ou serviço. Tanto, que gostaria que eles também experimentassem.

 

8 – Divulgue seu site de vendas online

Você já pensou em criar uma plataforma de vendas online em seu blog? Dependendo do produto ou serviço com o qual você trabalha, esse novo canal de vendas poderá atrair novos clientes. Mas para isso, o seu público precisa saber da existência desse canal. Anuncie seu site de vendas (ou o site e/ou blog da sua empresa) no Facebook e deixe o seu público saber onde encontrará mais informações sobre a empresa. Para atrair clientes, nada melhor do que estabelecer maior proximidade com eles.

 

9 – Baixo custo

E já que o objetivo é aumentar o lucro da empresa na crise, você deve estar preocupado com o valor a ser investido para anunciar numa rede tão ampla e importante. Mas aqui vai a boa notícia: o Facebook oferece um dos custos por clique mais baratos do mercado, o que o torna acessível para empresas de pequeno e médio porte, e não somente para os grandes nomes do mercado. E o retorno com certeza valerá a pena.

 

10 – Acompanhamento do desempenho

O Facebook possui uma ferramenta de acompanhamento dos insights de audiência do seu anúncio. É possível gerar relatórios em tempo real que indicam os resultados da campanha. Através de métricas, é possível medir o sucesso de suas campanhas a fim de elaborar melhor o planejamento para execução das próximas. O custo real da campanha, quantas pessoas visualizaram o anúncio e quantas clicaram nele não serão números secretos: você terá total acesso a eles e poderá mensurar os pontos altos e os erros que poderão ser corrigidos na próxima campanha.

 

E aí, já utiliza o Facebook em seus negócios? Deixe seus comentários.

Abraços,

Thiago Sanches

Sobre Thiago Sanches

Thiago Sanches é o fundador do Vida Mais Fácil. É um especialista em Apps e Mobile Marketing. Utiliza os dispositivos móveis para Vender e realizar bons Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Rolar para o Topo