Home / Entrevista / Saiba como iniciar uma startup de sucesso: Entrevista com Amir Salihefendic fundador do Todoist

Saiba como iniciar uma startup de sucesso: Entrevista com Amir Salihefendic fundador do Todoist

Um dos primeiros softwares de gerenciamento de tarefas do mercado, Todoist – fundada em 2007 – hoje é uma poderosa ferramenta de produtividade pessoal e de equipes, que permite que seus usuários gerenciem tarefas de sua caixa de entrada, navegador, desktop ou aparelhos móveis. Todoist está disponível em 13 diferentes plataformas e é usado por mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo (incluindo empresas da Fortune 100 como IBM, Oracle e HP), completando mais de 55 milhões de tarefas em 7 milhões de projetos.

Mas você tem ideia como tudo isso começou? Sabe o que é necessário fazer para iniciar uma startup?  Sabe como transformar uma startup em um negócio altamente lucrativo? Foi pensando nessas questões que realizei em entrevista com Amir Salihefendic, fundador dessa startup enxuta e de enorme sucesso que é o Todoist. Vamos a entrevista, inspire-se!

 

1- Quando, onde e como foi a fundação do Todoist?

Em 2007, quando criei Todoist, eu ainda era um estudante e tinha dois trabalhos de programação que fazia paralelamente. Como tinha vários projetos ao mesmo tempo, precisava gerenciar melhor o meu trabalho e a minha produtividade. Procurei o que o mercado oferecia de soluções e, como achei que todas as alternativas eram muito fracas, decidi criar minha própria ferramenta.Então na época eu não via Todoist como uma startup e nem tinha grandes ambições com o projeto.

Pelos primeiros 4 anos, Todoist foi efetivamente um projeto paralelo para mim – eu só trabalhava nele à noite e nos fins de semana. Foi apenas em 2011 que comecei a trabalhar integralmente nele e a contratar mais pessoas.

Acontece que, naquela época, eu estava cansado de trabalhar no meu projeto principal, que era uma rede social – não estava verdadeiramente apaixonado pelo que eu fazia. Foi num dia que, por acaso, eu li um artigo da Start-Up Chile na “Hacker News” e enviei minha nova ideia para o endereço em que eles solicitavam propostas de projetos. Jamais pensei que seria escolhido. Foi só quando recebi a mensagem de confirmação que eu acessei o Google Maps para saber onde ficava o Chile – eu só sabia que era na América do Sul. Daí, fiz minha mala e parti.

 

2- Todoist foi uma Startup? Se sim, como foi o contexto para transformação da Startup em um empresa lucrativa?

Sim, conforme expliquei ali em cima. Desde 2007 Todoist vem crescendo de forma orgânica e sustentável, tendo sido rentável desde o início, graças a decisões prudentes que tomamos, bem como a uma metodologia enxuta de trabalho para uma startup.  A verdade é que o único investimento que recebemos foi de US$ 40.000 da Startup Chile, e não temos nenhum plano de levanter nenhum tipo de investimento. Temos lucro, especialmente porque desenvolvemos algo pelo qual que as pessoas querem pagar por isso – o que é um desafio muito mais complexo do que simplesmente “criar algo que as pessoas queiram usar”.

 

3- Qual a importância dos aplicativos na vida das pessoas?

Smartphones e aplicativos mudaram verdadeiramente a forma como as pessoas vivem. Eles trazem para mais perto as coisas que são importantes para você, e permitem que estejamos instantaneamente atualizados com as pessoas, informações e diferentes atividades no mundo. O aumento da produtividade graças a aplicativos móveis e aparelhos smartphones tem sido extremamente significativo – as pessoas não tem mais que carregar um notebook, um caderno ou uma caneta para continuar seu trabalho ou suas atividades pessoais. E o que mais me deixa entusiasmado é ver como isso continua se transformando.

 

4- Como um gerenciador de lista de tarefas online pode facilitar a vida das pessoas?

Listas de tarefas ajudam as pessoas a ficarem mais organizadas e a manter seu foco, especialmente quando estão lidando com grandes tarefas e projetos. Já existem algumas pesquisas que apontam que ser multitarefa, ao contrário do que se pensa, é nocivo para sua produtividade, que pode cair até 40%. Ou seja, manter uma lista detalhadas de coisas a fazer é algo que te permite monitorar seu trabalho, não se perder e realizar aquilo que é importante para você.

 

5- Como o Todoist pode aumentar a produtividade de uma equipe de trabalho?

Compartilhar e delegar tarefas é uma parte essencial da produtividade de pessoas e equipes – e por isso consideramos de extrema importância desenvolver Todoist for Business. E podemos dar a prova disso na prática: nossa equipe conta com aproximadamente 20 pessoas espalhadas em todo o mundo. Sem a possibilidade de compartilhar tarefas e projetos, nossa própria estrutura de trabalho remoto seria comprometida e não poderíamos entregar o trabalho que entregamos para vocês hoje. E ferramentas que permitam que você se torne ainda mais produtivo e continue trabalhando com sucesso em equipe mesmo que esteja distante é algo vital quando entendemos o ambiente de trabalho hoje, cada vez mais móvel.

Tínhamos observado que aproximadamente 82% dos nossos usuários individuais usavam Todoist com tarefas relacionadas a trabalho, e isso fez com que abríssemos nossos olhos para essa enorme oportunidade – tanto que Todoist for Business foi desenvolvido por nós e testado por inúmeras empresas de verdade, com diferentes configurações empresariais; isso foi fundamental para que entendêssemos na prática quais eram as principais necessidades e trabalhar nos recursos da nossa versão beta até adaptá-los da melhor forma ao que nossos usuários corporativos precisavam.

 

6- Como a empresa Todoist está enxergando o futuro do mercado “mobile”?

O cenário da tecnologia está sempre mudando e de forma muito constante e rápida, ne modo que nem sempre é possível fazer muitas previsões. Isso acaba dificultando também a tomada de decisões de quais tendências devemos seguir – se por exemplo, tecnologias usáveis como Google Glass ou esses novos “smartwatches”. Por outro lado, o mercado de gestão de listas de tarefas está também muito saturado, o que significa que sempre tem algum ruído ou lançamento no ar vindo das outras indústrias do segmento. Ou seja, cada vez mais precisamos trabalhar rápido, mas independente do caminho que optemos por seguir, uma coisa é certa: não vamos desenvolver nada que não siga rigorosamente nossos padrões de usabilidade.

 

7- Existe algum projeto para formação de parceiros credenciados Todoist, que possam oferecer treinamentos ou consultorias para pessoas e ou corporações?

Atualmente não temos nenhum plano de um trabalho neste sentido, mas não é algo que descartamos para o futuro.

 

8-  Amir, quais dicas você daria para um grupo de jovens que esteja iniciando uma startup?

Eu acho que é muito importante que você trabalhe em algo pelo qual você seja verdadeiramente apaixonado. Eu conheço várias pessoas que são inteligentes, empreendedoras, mas tem um grande problema, que é o fato de serem boas em apenas uma coisa. Se você quer ser um fundador ou CEO de uma empresa, você tem que ser bom em várias coisas: isso inclui desenvolvimento, design, produto, marketing, negócios, construção de equipes, liderança, entre outras coisas. E ser bom em muitas coisas é algo que te torna muito mais valioso, pois te permite também tomar melhores decisões (como por exemplo, contratar outras pessoas que sejam seus verdadeiros ajudantes no processo).

Agradeço imensamente ao Amir por conceder essa entrevista ao Vida mais Fácil. Essa é primeira de muitas entrevistas que vamos publicar aqui no blog, sempre com o intuito de inspirar nossos leitores. Agradeço também a Clarissa Donda, gerente de relações públicas de Todoist no Brasil, que foi quem mediou o contato com Amir, muito obrigado Clarissa :)

E você caro leitor, o que achou dessa entrevista? Tem vontade de iniciar uma Startup? Deixe o seu comentário.

Sobre Thiago Sanches

Thiago Sanches é o fundador do Vida Mais Fácil. É um especialista em Apps e Mobile Marketing. Utiliza os dispositivos móveis para Vender e realizar bons Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Rolar para o Topo