Os aplicativos, ou apps como são mais conhecidos, revolucionaram a forma de trabalho e de lazer nos diais atuais. É possível encontrar milhares de aplicativos para baixar grátis no universo dos Androids, iPhones e Ipads, que são capazes de trazer mais produtividade nos compromissos rotineiros, gerenciar as tarefas, gerenciamento de tempo, fazer anotações, e quem busca por dinamicidade pode contar com toda ajuda da tecnologia para melhorar a concentração e a organização no dia a dia. Atualmente existem aplicativos para gerenciar diversas tarefas e é possível tornar a sua rotina profissional mais tranquila e mais produtiva. Dentre os aplicativos que aumentam consideravelmente sua produtividade, selecionei os 5 que utilizo em meu dia a dia para facilitar a organização da minha vida pessoal e profissional.
Não deixe de conferir também 5 ferramentas básicas oferecidas pelo google que podem facilitar a sua vida, ou também esse aplicativo para baixar específico para criação de check-list.
Aplicativo Mindmeister
O primeiro aplicativo que merece destaque é o Mindmeister, uma ferramenta virtual que serve para criar, administrar e compartilhar mapas mentais. Entre seus recursos, o principal é a possibilidade de muitas pessoas contribuírem simultaneamente. Entre as funções do aplicativo Mindmeister está a possibilidade de adicionar links, comentários, tarefas, ícones, relacionar os itens do mapa, inserir itens multimídia e anotações. O app pode ser alterado também via SMS e por email, e todas essas modificações feitas são salvas automaticamente. O app está disponível para iPhone, Ipad e Android.
A técnica de mapas mentais é um dos recursos mais eficientes para os estudos, por exemplo. Isso porque ela contribui diretamente com a cognição e a memorização. O aplicativo auxilia também no desenvolvimento do trabalho, pois permite que vários colaboradores em diferentes lugares possam desenvolver o mesmo mapa, auxiliando na velocidade de criação e nas possíveis modificações que devem ser realizadas, otimizando o tempo da equipe.
O Mindmeister é um aplicativo pago, porém você pode baixar de forma gratuita e fazer um teste com até três mapas mentais antes de decidir pela compra, que possui valores que variam de acordo com o número de funções escolhidas e de usuários. A versão Personal custa $4,99 por mês e conta com mapas mentais ilimitados e 6 formatos de exportação. Já a versão Pro é uma licença para grupo e conta com estatísticas e relatórios, custa $ 9,99 por mês. A versão Business é a mais completa e conta com suporte 24 horas e 7 dias por semana, possui exportação em massa e cópias de segurança externas; custa $ 14,99 por mês.
App Todoist
Todoist é uma outra solução que contribui com o aumento da produtividade. Trata-se de uma plataforma para gerenciar atividades, fácil de organizar e pode ser utilizada em vários dispositivos. Sua interface é intuitiva e simples, e o aprendizado de todas as funções é rápido. Conta com duas versões para baixar, uma paga e outra gratuita, porém as duas possuem funcionalidades muito úteis e podem ser baixadas no seu Android, iPhone ou Ipad.
O Todoist é considerado ainda a melhor aplicação para dispositivos Android, sendo que com ele é possível salvar a lista de tarefas na internet, deixando-a disponível a qualquer momento e dando mais segurança para as informações salvas, contando ainda com armazenamento ilimitado. O aplicativo também oferece recursos diversos que permitem melhorar a organização da sua rotina, como etiqueta colorida, prioridades, subtarefas, eventos contínuos e data de vencimento. É possível ainda acessar o Todoist offline e conferir suas atividades já salvas.
App Evernote
O Evernote é um dos aplicativos mais conhecidos e mais utilizados no mundo todo. O app permite o armazenamento de diferentes conteúdos, como fotos, desenhos, áudios e vídeos. No Evernote é possível criar notas simples ou criptografadas, aumentando consideravelmente a segurança de seus dados. É possível enviar os conteúdos por email e compartilhar nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram. O aplicativo está disponível para baixar de forma gratuita para Android e iPhone, porém ele também oferecer uma versão premium com alguns recursos adicionais. Também existem algumas extensões como a ferramenta Web Clipper, que permite armazenar páginas inteiras da internet para arquivar ou para ler mais tarde.
É possível sincronizar suas notas para visualizá-las em todos os dispositivos e computadores que utiliza, além de organizar as informações em etiquetas ou cadernos, para facilitar a busca posterior de conteúdos já salvos.
App OrganizeCRM
Outro serviço online essencial para aumentar a produtividade na rotina profissional é o OrganizeCRM. Esse serviço é utilizado para gerenciar tarefas, de pequenas a grandes organizações que contam com vários clientes, e o utilizam para oferecer serviços mais eficientes. Isso porque o OrganizeCRM, atua armazenando dados dos clientes e gerenciando a empresa como um todo, contribuindo assim para gerenciar contatos, tarefas, pagamentos, anotações, ligações, entre outros.
O CRM é uma das melhores ferramentas para melhorar o relacionamento com os clientes, pois contribui com a rotina da empresa e com a organização de seus contatos. Depois de sua implementação é possível que colaboradores e gestores, visualizem a produtividade dentro da empresa. Um aplicativo de CRM proporciona um conhecimento profundo dos clientes e de suas necessidades, acompanhamento real dele desde sua entrada na empresa até o momento atual, além de propiciar uma projeção dos próximos negócios com o referido cliente. O CRM ainda age no aumento das vendas, melhora o atendimento ao cliente, melhora as oportunidades de novos contratos, reduz custos, aumenta os lucros, e amplia os negócios da empresa, trazendo avanços imediatos.
App Google Drive
Por último, trazemos a descrição do Google Drive, que é indispensável para quem deseja ter todos os arquivos armazenados em um espaço seguro e amplo, sendo que ele oferece 15GB gratuito. É possível ainda utilizar a versão paga que conta com um maior espaço de armazenamento. Na versão paga 100GB custam $4,99 por mês e 200GB custam $9,99 por mês. Crie e edite documentos com outras pessoas e compartilhe qualquer arquivo ou pasta diretamente de seu dispositivo. Você pode até fazer edições em formatação de rich text e ver também as edições de outras pessoas em tempo real.
Os arquivos armazenados podem ser acessados por quem o usuário permitir, sendo que está disponível para todos os dispositivos Android, iPhone, Mac e Windows. Seus arquivos sempre estarão armazenados de forma segura e atualizada. Todos os arquivos são sincronizados de forma automática com outros dispositivos com total segurança no Drive. Você também pode acessar arquivos enquanto estiver off-line.
Esses são os aplicativos que considero como essenciais para a minha organização. Mas e você, conhece outros aplicativos que aumentam a produtividade? Envie-nos suas dicas!
Um forte abraço :)
Thiago Sanches