Home / Empreendedorismo / Você já ouviu falar em impressora 3D? saiba o que é e como funciona

Você já ouviu falar em impressora 3D? saiba o que é e como funciona

As impressoras 3D conseguem imprimir qualquer tipo de coisa, basta utilizar a tecnologia de impressão tridimensional. Os materiais usados na impressão normalmente são resina plástica e modelagens com laser. Com elas é possível criar os mais diversos tipos de objetos, como peças decorativas, brinquedos, alimentos, próteses e até mesmo carros. As máquinas fazem sucesso, principalmente, em feiras e exposições que atraem curiosos por saber como funciona a impressora 3D, e para quem quer abrir um negócio. Se antes era necessário desenhar um determinado produto para depois projetá-lo e, somente então, poder produzir um protótipo, as impressoras 3D fazem todo este trabalho apenas com cliques no computador. Basta ter um aplicativo que desenvolva objetos em 3D, como o AutoCad, por exemplo.

Além de rápidas, as impressoras não apresentam materiais tóxicos na fabricação, e os materiais utilizados para a impressão não se deformam com o tempo. O equipamento, que já era utilizado por grandes empresas, chegou com alto custo para o público, mas vem diminuindo o preço gradativamente, e hoje já existem modelos bem acessíveis no mercado.

Há pouco mais de dez anos atrás, quando foi criada, para adquirar a tecnologia, era necessário desembolsar cerca de 30 mil dólares. Em 2009 já podia-se encontrá-la por cinco mil dólares e hoje, é possível adquirir um modelo tradicional simples por menos de R$ 700. Essa popularização permitiu a aquisição não só para produção industrial, mas também para uso pessoal.

A evolução das impressoras 3D já alcançou níveis elevadíssimos, tornando possível até mesmo a impressão de alimentos.

Além destas possibilidades de uso, as impressoras 3D também estão sendo estudadas para fins medicinais. Calçados e palmilhas projetados especialmente para pessoas que sofrem com problemas ortopédicos, são algumas criações possíveis. Além disso, cientistas já apresentaram modelos capazes de reproduzir tecidos e ossos humanos tridimensionais, que podem auxiliar – a príncípio sem efeitos colaterais – em tratamentos diversificados.

A empresa norte-americana Local Motors desenvolveu o Strati, o primeiro carro a ser produzido por impressora 3D. O design do veículo levou anos para ser projetado, mas a impressão tridimensional do automóvel durou apenas 44 horas. Somente sua carcaça foi fabricada com a tecnologia. Ele foi montado durante um evento nos Estados Unidos.

Sobre Paulo Busato

Paulo Busato é estudante de Administração e procura aprendizados e tecnologias para simplificar e qualificar nossas vidas. "Acredito que a vida pessoal e profissional podem ser uma coisa só".

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Rolar para o Topo