Home / Utilitários / Conheça o Waze, o app que está revolucionando o GPS

Conheça o Waze, o app que está revolucionando o GPS

Há alguns anos, dirigir pelo Brasil utilizando GPS era só pra pessoas ricas, com o passar do tempo esse aparelho foi barateando e hoje podemos encontrar o aparelho por cerca de R$250/200. O GPS portátil, sem dúvidas é muito importante para o motorista que está numa cidade em que não conhece as ruas e locais, para saber a quilometragem de um local para o outro, o tempo que irá gastar até determinado local, escolher entre rotas mais curtas com velocidade média baixa ou rotas mais longas com velocidades médias mais rápidas. Mas e quando a rodovia for modificada? como saber se pegará transito? e os radares móveis? acidente na pista? e as blitz? Pois é, aposto que você ja passou por algumas dessas dificuldades e deseja não passar nunca mais. É por isso que existe o aplicativo Waze.

Não deixe de conferir nosso artigos sobre como descobrir senhas de wifi e 7 dicas para fazer negócios através do whatsapp.

 

Sobre o Waze

O Waze é um aplicativo de navegação GPS 100% móvel e ao mesmo tempo há interação entre os usuários. Ao iniciar o app, você notará  poucas diferenças com qualquer outro GPS. É preciso digitar o endereço para onde você quer ir, selecionar a rota mais conveniente e, em seguida, iniciar a orientação por voz. Igual a qualquer outro aparelho do gênero. Com base no Google maps, o app disponibiliza para o usuário pesquisar a navegação pelo endereço e local (se estiver cadastrado no Google Maps). Também é possível escolher seu destino no comando de voz e até mesmo salvar como favorito o endereço da sua casa e do seu trabalho, poupando tempo. O Waze disponibiliza a criação da sua aparência como character, para que outras pessoas que estiverem utilizando o app e estiverem perto de você no mapa possam te ver. É possível ajudar os outros usuários disparando alertas como trânsito, polícia, acidente, perigo, radar, erro no mapa, etc.

 

Como Funciona

1. Ao baixar o app é possível se conectar ao Facebook, assim quando um amigo seu estiver próximo de você no mapa o aplicativo irá te informar.

2. Na tela inicial, ao clicar no ‘fantasminha’ no canto inferior esquerdo irá aparecer o menu com as seguintes opções: Navegar, Meu Waze, Enviar Local e Mensagens.

menu waze

Navegar: nesse ícone é possível pesquisar (digitação ou comando de voz) o seu destino pelo endereço ou nome do local (se estiver cadastrado no Google Maps). O app também informa no canto inferior esquerdo os postos de gasolina e o preço da gasolina perto de você. No meio inferior é possível adicionar endereços favoritos, casa e trabalho por exemplo, poupando tempo. Ao clicar no canto inferior direito  encontra-se amigos a partir dos contatos ou pelo Facebook. Você fica sabendo quando um amigo está se dirigindo para o mesmo destino e aparecem no mapa quando estão por perto.

navegar waze

Meu Waze: ícone que obtem informações do character do usuário, nele é possível  ficar identificado ou offline no mapa. Também tem a opção ‘Meu humor’ que é a aparência do character; ‘Meus amigos’ para encontrá-los; ‘Meu placar’ onde se visualiza o nível do usuário, o ranking com os amigos do Facebook e ranking geral. Nele também se ve como ganhar bônus e aumentar os pontos e e sobre os níveis de character. ‘Times’ onde se visualiza os grupos e ‘Configurações’.

meu waze

Enviar Local: aqui o usuário informa o endereço (local atual, meu destino, casa ou trabalho) que deseja enviar para algum contato da sua lista do smartphone.

enviar local waze

Mensagens: reservado para mensagens que o grupo Waze manda para os usuários, avisando da nova versão, etc.

mensagens waze

3. Na tela inicial, ao clicar no ‘balãozinho’ no canto inferior direito irá abrir os seguintes alertas: trânsito, polícia, acidente, perigo, radar, bate-papo, erro mapa, preços e bloqueio. Esses alertas só podem ser ativados quando em algum momento na pista estiver ocorrendo.

alertas waze

4. Na tela inical, ao clicar no ‘Amigos’ que fica no canto inferior direito também, é possível compartilhar o percurso com amigos e contatos.

amigos waze

5. Quando visualizar a rota manualmente e se perder do seu próprio ponto uma ‘mira’ aparecerá no canto inferior esquerdo para que o encontre.

mira waze

Minha Opinião

Eu uso o Waze a mais de um ano e tenho tido bons resultados. Minha experiência com o app é ótima, mapas sempre atualizados, radares, e quase sempre os alertas já estão programados no momento em que passo em algum lugar de perigo, blitz e trânsito. Particularmente não costumo enviar alerta, mas sempre estou com o Waze ligado para aumentar o nível do meu chacacter (hahaha). Em geral é um dos melhores aplicativos que existe, melhor ainda por ser de graça, o único ponto que falha, mas também não é defeito do app é que em alguns lugares o 3G ainda não funciona, tornando o Waze inútil.

E você, algo a acrescentar sobre o aplicativo Waze? deixe nos comentários.

Um abraço,

Paulo Busato

Tweet Há alguns anos, dirigir pelo Brasil utilizando GPS era só pra pessoas ricas, com o passar do tempo esse aparelho foi barateando e hoje podemos encontrar o aparelho por cerca de R$250/200. O GPS portátil, sem dúvidas é muito importante para o motorista que está numa cidade em que não conhece as ruas e …

Avaliação do Autor

Interface
Usabilidade
Eficiência

Excelente

Summary : Waze é um app de navegação GPS com interatividade entre os usuários que auxiliam um aos outros.

93

Sobre Paulo Busato

Paulo Busato é estudante de Administração e procura aprendizados e tecnologias para simplificar e qualificar nossas vidas. "Acredito que a vida pessoal e profissional podem ser uma coisa só".

2 Commentários

  1. Quero instalar no meu celular

  2. Uma sugestão, SÓ falta indicar POSTO de combustível onde venda GNV, que não consta, tem todos os combustíveis menos GNV e trabalho com táxi e fica difivil, obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Rolar para o Topo