Home / Utilitários / Entenda perfeitamente o que é e como funciona esse tal de Uber

Entenda perfeitamente o que é e como funciona esse tal de Uber

O Uber é um serviço criado em 2009 e, desde então, marca presença em 120 cidades em 43 diferentes nações espalhadas pelo mundo. O aplicativo descreve-se como um serviço de “carona compartilhada” e tem gerado polêmica em várias capitais brasileiras especialmente pelos taxistas, que muitas vezes, tem seus serviços descartados pelos benefícios proporcionados pelo novo ‘táxi preto’, ou melhor, o Uber.

Tudo começou em São Francisco, Estados Unidos. Seu objetivo, ainda local, era o de fornecer aos passageiros veículos com preços mais acessíveis e com maior conforto. E para facilitar ainda mais, sua reserva poderia ser realizada via celular por meio da geolocalização. Simples e prático, certo?

E se você também está interessado em conhecer um pouco mais sobre o Uber e suas funcionalidades, fique com a gente neste artigo completo, que lista as funcionalidades, as vantagens (ou desvantagens) no uso do app e assim por diante.

Não deixe de conferir também o artigo sobre o aplicativo Waze e como ele está revolucionado os aplicativos de GPS.

 

O que é o Uber e como ele funciona

Uber

O Uber é um aplicativo gratuito e que pode ser baixado em sistemas operacionais iOS, Android e Windows Phone. Com ele, o usuário pode pedir um veículo (com motorista) para levá-lo de um canto para outro, serviço muito similar com o de táxis.

No Brasil, o Uber deu início às operações no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Mas, hoje, é possível encontrá-lo também em outros estados.

O Uber funciona de uma forma bem prática e simples: após entrar no aplicativo, o usuário solicita o veículo desejado e espera que ele o encontre por meio da geolocalização. O pagamento da corrida, por sua vez, é realizado também por meio do dispositivo móvel – via cartão de crédito.

Os carros, como o próprio aplicativo os define, são pretos e voltados para uso no cotidiano. Porém, são carros melhorados: mais rápidos e confortáveis, capazes de oferecer corridas mais em conta.

O usuário também pode escolher um entre 5 diferentes modelos de veículos, que vão do mais básico ao mais confortável. São eles: UberX (o mais tradicional), o Taxi, Black, Suv e Lux.

 

Principais características do aplicativo Uber

 

1. Possibilidade de ‘divisão’ da tarifa

Para os desenvolvedores do aplicativo, simplificar a vida significa torná-la mais confortável e ágil ao mesmo tempo. E se você e um colega vão para lugares próximos no dia a dia, que tal dividir a fração também no que se refere ao transporte? Com o Uber você pode chamar os seus amigos para participar dessa experiência, e ele se responsabiliza por cobranças idênticas no cartão de crédito de cada um deles. Com isso, o Uber busca acabar com aquelas expressões tão cotidianas entre amigos, como “te pago depois” ou “você está me devendo”.

 

2. Viagens com um único toque

Uma das principais características da funcionalidade do Uber é que ele utiliza o GPS do seu próprio aparelho para saber onde você está. E é por meio dessa tecnologia que se torna possível conectar o usuário ao motorista disponível que está mais próximo a ele.

Além disso, vale destacar que todo o processo é realizado de modo simples e instantâneo, mesmo que o motorista ainda não saiba qual é o endereço exato pelo qual você busca ir.

 

3. Serviços garantidos e confiáveis

Quando você solicitar um motorista para sua viagem, pode ficar tranquilo: o Uber encontrará um profissional em questão de instantes e permitirá, ainda, que você rastreie a sua localização para saber onde ele está e quando é que ele vai chegar com total precisão.

Se o usuário gostar do motorista que lhe atendeu, ele ainda pode se sentir à vontade para pedir o seu telefone – permitindo que futuras viagens também sejam realizadas pelo mesmo. Quando o motorista chegar ao local, você receberá em seu smartphone uma mensagem de texto alertando-o. No aplicativo, ainda é possível conferir informações sobre o veículo e o nome do motorista que irá lhe atender. Se quiser ou precisar, você pode enviar uma mensagem ou ligar em seu celular.

 

4. Indicação clara de valores

Antes mesmo de decidir ou não pela corrida, você já pode conferir quais são as tarifas válidas para a sua cidade em uma guia específica do app. Além disso, você também recebe uma estimativa de valores inserindo os locais de origem/destino, o que garante que você já tenha uma ideia do quanto será cobrado.

 

5. Pagamento simplificado

O pagamento do Uber é muito mais conveniente e melhor: automatizado. Assim que a corrida é finalizada, o usuário pode pagar via cartão de crédito – sem ter mais a necessidade de andar com dinheiro toda vez que for fazer uma corrida de táxi – ou melhor, de Uber.

 

6. Importância dos comentários

O Uber conta também com um sistema de comentários para fazer com que o padrão Uber jamais seja ‘diminuído’. Isso porque os motoristas sempre devem atender a um específico padrão de qualidade, que é medido por meio dos comentários realizados pelos usuários ao final de cada corrida.

 

Conclusão

Hoje o Uber já é o aplicativo mais baixado em nosso país no que se refere às caronas compartilhadas, o que demonstra que a sua aceitação tem sido grande em toda a extensão do território brasileiro.

O aplicativo é recomendável para indivíduos que procuram por diferenciais de conforto na hora do transporte e sem precisar pagar altíssimos valores por isso. Sendo assim, o motivo pelo qual o Uber tem se destacado tanto no Brasil é por conta do sentimento de pertencimento que ele cria com os seus usuários, fazendo com que todos participem de uma mesma comunidade.

Para fazer com que esses diferenciais sejam sentidos também na prática, o Uber conta com alguns tópicos que devem ser preenchidos em todas as suas viagens – como a oferta de água para seus clientes, por exemplo. Dependendo do tipo de serviço que o usuário escolher, ele pode ser surpreendido também com outros tipos de bebidas, como bebidas energéticas e até mesmo alguns docinhos, por exemplo.

Por isso, se você procura por um serviço de transporte de alta qualidade pelo qual a relação entre os motoristas e usuários sejam também positivas, o aplicativo recomendável de carona com certeza é o Uber.

Sobre Thiago Sanches

Thiago Sanches é o fundador do Vida Mais Fácil. É um especialista em Apps e Mobile Marketing. Utiliza os dispositivos móveis para Vender e realizar bons Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Rolar para o Topo