Home / Utilitários / Já ouviu falar em Wearable Technology? Saiba como isso poderá alterar a sua vida em breve

Já ouviu falar em Wearable Technology? Saiba como isso poderá alterar a sua vida em breve

 O que em outros tempos poderia ser considerado coisa de ficção científica, hoje já está bem perto de se tornar realidade: gadgets e dispositivos tecnológicos que são acoplados ao nosso corpo, possuindo funções próprias e também trabalhando em sincronia com outros equipamentos. É a tecnologia vestível, que vem se tornando tendência e conquistando um lugar de destaque dentro do setor com cada vez mais novidades e inovações surgindo – algumas dessas tecnologias logo devem chegar às mãos do consumidor, enquanto outras ainda devem demorar um pouco. De acordo com estimativas do IDC, instituto de pesquisa que é referência no segmento de tecnologia, as vendas de wearables chegarão à marca de 111 milhões de unidades em 2018.

 

Wearable Devices (Tecnologias Vestíveis)

A tecnologia vestível (ou, no termo em inglês, os wearabledevices) surge principalmente como uma facilitadora das atividades do dia a dia, além de uma forte aliada das ferramentas de cuidado com a saúde, com diversos sensores e apps monitorando o organismo emitindo alertas quando necessário. E essa inovação tecnológica promete mudar o mercado.

wearable tech - tecnologias  vestíveis

Como o próprio nome diz, esse tipo de dispositivo é acoplado ao corpo do usuário e pode ser um óculos, um relógio ou até mesmo uma peça de roupa, como uma camisa. É justamente isso que possibilita tamanha praticidade para executar tarefas e aplicativos, essa capacidade de integrar o equipamento à rotina de forma orgânica e natural (além da sincronia com os sinais vitais do usuário, por exemplo, que agiliza a coleta de informações). A tecnologia tem como fundamentos os componentes cada vez menores e mais potentes (sejam processadores, memórias, sensores, entre outros) aliados ao design altamente funcional e, claro, atraente.

Entre esses aparelhos, os mais promissores – tanto em termos de espaço no mercado quanto em interesse dos consumidores – são os smartwatches, ou relógios inteligentes. Algumas das maiores empresas de tecnologia, como Apple, Microsoft, Samsung, Sony, LG e Motorola, já apostam em modelos desse gadget, que aos poucos vai ganhando força no mercado. A maioria das marcas trabalham com o sistema Android e possuem funções parecidas, como acessar e-mails, responder mensagens, verificar horários de voos, acessar a Internet etc, tudo de forma (ainda) mais prática e rápida do que através de um smartphone. Um modelo que se destaca é o Gear S, da Samsung, que possui entrada para cartão SIM, ou seja, é capaz de realizar chamadas telefônicas próprias. Porém, o mais aguardado deles é o Apple Watch, que deve iniciar suas vendas em março desse ano. O relógio da maçã será capaz de medir batimentos cardíacos através de sensores na parte de trás do equipamento, se conectar com iPhones e outros Apple Watchs, acessar o Apple Maps, acessar aplicativos como o Facebook e atender ligações, entre outras funções. Além disso, o Apple Watch possuirá a chamada Coroa Digital, botão que usa uma funcionalidade parecida com os botões de corda dos antigos relógios: girando a Coroa o usuário tem acesso aos aplicativos, contatos e dá zoom nas imagens da tela.

Além dos relógios inteligentes, outros wearables têm futuro promissor, como o Google Glass, que promete trazer informações úteis em tempo real à vista dos usuários – embora ultimamente ele tenha sofrido ressalvas da própria empresa, que retornou-o para o laboratório com o objetivo de trabalhar em uma versão aprimorada – e o bracelete Band, da Microsoft, que possui funções de monitoramento da saúde do usuário e tem como principal trunfo a compatibilidade com smartphones Android, Windows Phone e iOS. E o sucesso de produtos como o Nike+ Fuel Band, bracelete voltado para atividades físicas, indica que esse tipo de acessório é bem aceito pelo público. O futuro ainda reserva muitas possibilidades e usos para a tecnologia vestível, mas o certo é que logo dispositivos que podemos vestir serão parte do nosso cotidiano, ajudando nas tarefas do dia a dia e facilitando ainda mais o acesso à informação.

Quero agradecer ao Ramiro Martini, CEO da cinco TI (www.5ti.com.br), e também a sua equipe, que criaram esse conteúdo exclusivo para os leitores do blog vida mais fácil.

Att,

Thiago Sanches

Sobre Thiago Sanches

Thiago Sanches é o fundador do Vida Mais Fácil. É um especialista em Apps e Mobile Marketing. Utiliza os dispositivos móveis para Vender e realizar bons Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Rolar para o Topo